Modificando minha psicologia

Vocês ja pararam para observar um bebê?

Ele nasce disposto a viver… Experimenta sensações e emoções desconhecidas a todo momento! Não tem os freios que nós temos…

Para um bebê tudo é questão de realizar seu desejo!

Ele quer comer? É só chorar…

Quer mamar? É só chorar…

Ta com dor? É só chorar…

Quer alguém ao seu lado? É só chorar…

Não… Não to dizendo que devemos sair chorando e batendo perna por ai para realizarmos nossos desejos e vontades… Mas acho sim que devemos aprender a externar o que sentimos.

Você quer comer alguma coisa? Coma!

Quer um presente? Peça!

Quer amor? Demonstre!

As vezes o que nos falta é apenas calor humano… E porque temos receios em pedir isso? Pedir carinho? Será que seremos mais fracos por admitir uma necessidade?

Por acaso a necessidade de ser amado nos torna sujos?

Sabe o segredo dos bebês? Não??? Pois te digo então! Princípio do Prazer. Não entendeu? Pode chamar de ID… Ainda não entendeu??? Sabe as necessidades físicas e psíquicas, por exemplo, do bebê? Então… São os instintos, desejos orgânicos e desejos inconscientes.. Pode-se chamar de libido quem sabe… Para resumir posso dizer que o ID é onde nossos desejos pedem e encontram satisfação na totalidade do nosso corpo!

Somos acompanhados por toda vida pelo ID. Então seria correto afirmar que é normal colocarmos em prática nossoas mais profundos desejos?

Vamos ver mais a frente…

Ao longo do nosso crescimento esbarramos com outro princípio.. Você arrisca dar um palpite? Vamos la! não é tão difícil..

É o princípio da realidade! Ou como Freud resolveu chamar, o nosso ego!

O ego, diz Freu, é "um pobre coitado", estando reprimido entre três escravidões: os desejos insaciáveis do id, a severidade repressiva do superego, e os perigos do mundo exterior. Por esse motivo, a forma fundamental da existência para o ego é a angústia.

Se atende o id, torna-se imoral; se atende ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele. Cabe então ao ego encontrar caminhos para a angústia existencial. É a relação entre o princípio do prazer (que não conhece limites) e o princípio da realidade (que nos impõem limites externos e internos).

O ser humano é tão complicado que não para por ai… Como ja foi dito, temos também, na minha opinião o melhor dos três, o superego!

Você conhece ele???

Não?!?!?!? vamos la…

Sabe aquela vozinha que fica no teu ouvindo insistindo contigo que o que você esta querendo, fazendo, é sujo? É errado? Não deve ser feito?? Pois é.. É o nosso queridíssimo superego!

É isso que você pensou mesmo. É uma espécie de consciência!

O superego é responsável pela censura do ID. É ele que impede que nossos desejos e vontades sejam colocados em prática! O superego é responsável pela criação do ser moral.

Sabe o que é pior em tudo isso? Essa estrutura toda, ou seja, o id, o ego e o superego, estão relacionados sabe a que?

Sexualidade! Sim senhor…

O superego na realidade, é um repressor sexual dos desejos e vontades sexuais do id!

Será então que o ser humano se reduz a isso?

E olha que isso não é teoria minha não. Quem disse tudo isso foi Freud…

Agora você pode estar pensando: pra que tudo isso?

Simples.. Só to organizando meus pensamentos aqui… Tentando colocar em ordem assuntos relacionados a desejos sexuais, eróticos, etc.. E escrever é a melhor forma de fazer isso! pelo menos pra mim!

Porque? Oras… Eu escrevo sobre o que eu quiser.. Se não quer me acompanhar na minha linha de pensamento, quem esta te segurando?

Enfim…

Desde pequenos, nossa sexualidade é reprimida. E ao longo da nossa vida vamos desenvolvendo um sentimento de culpa em relação a isso. E como não poderia deixar de ser, atingimos assim o nosso (esse é outro dos meus favoritos..) inconsciente!

Não posso deixar de reafirmar, mas cá entre nós, desejos e necessidades sexuais são da natureza humana…

Deu pra entender aonde eu estou querendo chegar???

Sim! Estou falando sobre o conflito culpa e prazer!

Para Freud, é a partir desse ponto que podemos desenvolver as nossas queridas neuroses.

A questão é, a repressão ao id, pelo superego, alimenta o nosso inconsciente com culpas.

Vejamos um exemplo que Freud usava. Bem resumido, imagine que durante uma palestra um dos ouvintes fica perturbando o palestrando, rindo, conversando, atrapalhando o andamento da palestra. Chegaria uma hora que a situação se tornaria insustentável, alguns homens fortes, retirariam o cara do salão. O cara ficaria então no corredor que da entrada ao salão de palestras. Mas só isso seria suficiente? O cara tentaria entrar novamente no salão, não? Então aqueles caras, teriam que fazer algo mais. E por isso colocariam suas cadeiras na porta do salão e ficariam sentados ali.

Percebeu a situação?

Os caras teriam que continuar fazendo esforço para que o cara não conseguisse voltar para o salão!

Assim que se da o processo de repressão. O salão seria o nosso consciente, e o corredor o nosso inconsciente!

Vivemos sempre pressionados pelo cara chato, ou seja, sempre somos pressionados por nossos desejos/pensamentos reprimidos que tentam a todo custo se libertar do inconsciente. E esse esforço para conter a pressão é que deixa muitas pessoas doentes.

Bom, essa arrumação mental é na verdade para ratificar uma decisão tomada ha muito por mim mesma..

Decidi reverter o processo do superego. Ou seja, não vou deixar que meu superego trace o caminho das minhas escolhas, decisões e atitudes!

Não posso, e principalmente, não quero, que minha vida seja definida através da imposição de uma sociedade hipócrita que cria regras de comportamento para controlar as massas.

Minhas escolhas e decisões é que decidem o meu caminho através da eternidade, e por isso elas se tornam, cada dia que passa, mais importantes para mim.

O Superego é um produto da sociedade e não da alma. Como deixar minha vida ser guiada pela sociedade, quando quem arca com as consequências de cada decisão sou eu?

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Modificando minha psicologia

  1. Juliana disse:

    Bem…Perfeição!adorei o que vc disse!e vc expressou de modo que eu não conseguiria!Me deu uma pequena inveja…a tempos que não escrevo e acho que perdi um pouco disso!mas vc ta cheia desse poder!E não pare, ok?Otimo texto!

  2. Thiago disse:

    já havia ouvido a teoria… ^^ mas não apenas relacionada à sexualidade…é interessante, sim…só não acho que temos uqe nos libertar COMPLETAMENTE do superego.. não só na área sexual…mas bem… se eu fosse fazer tudo o que queria, eu ia enfiar a mão na cara de muita gente…temos que aprender a balancear as coisas…e eu sei que você não quis dizer que, como a Bethania disse, "vai sair dando por aí"… T.Tviele Küsse, lieber Sohn ^^ILD=***********

  3. Juliana disse:

    Juuu, adorei o texto. Vc abordou um assunto aparentemente super complicado-ao menos pra mim rsrs..-de uma forma simples e clara !  Parabééénnss!!!!!Beijoss

Deixe um comentário